Oportunidade

26 de mai. de 2011

O Atendente e o Monstro



Acho que todos temos experiências ruins com atendimento  em lojas. Mas sendo vendendora ser mal recebido é muito mais comum, e pra mim muito divertido na maioria das vezes.

É engraçado dizer isso, porque todos gostamos de ser bem atendidos. No meu caso, saber como vou ser recebida  me diz muito se aquela pessoa é ou não o tipo que estou procurando. Sou vendendora, né!

Se vc entra como cliente em uma loja qualquer, algumas vezes, com muuuuuuito treinamento e esforço a atendente consegue esboçar um sorriso e dizer um "pois não" ou "posso ajudar" (decadência). Agora se ela perceber que vc não entrou com a intenção de comprar, não espere respeito algum.  

Isso faz eu me lembrar do livro o "Médico e o Monstro". Sabe aquela historia do cientista q se transforma em um monstro??! Então, será que todos nós temos um montro dentro de nós? (ou todos atendentes de lojas)


Por que é tão difícil ser educado com uma pessoa sem querer nada em troca? 
comportamentozinho mediocre, heim!
Ontem entrei em uma loja que vende roupas brancas. Quando cheguei uma das pessoas estava rindo e comentando algo no computador. Eu perguntei se eles indicavam algum produto para usar em roupas brancas, porque eu vendo um produto para isso. E a pessoa que estava toda faceira, sorridente no computador recuou, nem perdeu o precioso (ocioso) tempo, já foi logo dizendo: "Fulana explica" pra ela - disse ela já me descartando

Naquele momento eu fiquei pensando se ela merecia uma voadora no peito ou um dedo no olho.
Como a outra atendente foi mais cordial, embora não tenha dito nenhuma palavra, expliquei que queria mostrar um produto a ela.

Mas a ocupadissima já se adiantou novamente e disse: "mas pra que qui é? é pra indicar o seu produto? agora eu não posso, pode ser outro dia BEM? semana que vem?" (ou nunca mais, né, porque não tenho a menor intenção de fazer qualquer tipo de negócio com uma pessoa tão mal educada)

Imagino que ela não atenderia uma cliente da loja da mesma maneira (embora eu tenha dezenas de amigas que comprem aquele tipo de roupa) ela desconsiderou totalmente a possibilidade de eu ser uma cliente. 
Tem estudos, pesquisas que dizem que quando somos bem atendidos, falamos bem para 3 pessoas, e quando somos mal atendidos falamos para 11 pessoas.

Mas eu não me aplico a essa pesquisa, porque com esse blog, email, facebook, twitter, orkut, e outras redes sociais que tenho acesso, eu vou falar mal dessa loja e daquela atendente para pelo menos 7 mil contatos. E amanhã ainda vou passar na loja dela para deixar o endereço do blog, para ela ver essa postagem e quem sabe comentar ou repensar a forma educada que ela  atende as pessoas.

Para ser vendedor, atendente tem tantos cursos por ai, seria fácil essa pessoa fazer um deles. Mas para ser gente, a isso não tem curso.

Você já passou já foi mal atendido em uma loja? O que vc fez?


"Se você quer saúde, leve saúde as pessoas. Se quer bens materiais, ajude a se tornarem ricos. A maneira mais facil de se obter o que se quer é ajudar os outros a conseguirem o que eles querem" Deepak Chopra

14 comentários:

  1. hiiiiiiiiiii ja aconteceu varias vezes uma foi na loja de tenis palimontes esportes montes claroseu fui comprar um tenis de marca olimpikus wueffe nao sei se escreve e a sim ele e bem caro en torno de 700,00 hoje ai o atendente limpando os produtos mim falou alguma coisa joven eu ando meio bagunçado sabe de chinelo cabelo liso voando para td lado perguntei sobre o referido tenis ele olhou pra mim e disse sabe quanto custa 620,00 e pelo jeito vc tem que pegar um mais inferior este e mim mostrou um de 120,00 eu olhei pra ele e falei mim chame marcelo por favor o gerente geral e meu amigo td ano compro um tenis de corrida com ele ai ele ficou amarelo preto vermelho e cor de rosa ai marcelo chegou falei com ele o ocorrido ele falou com atendente para trazer um cha pra mim que vergonha hem mim pediu umas 30 desculpas e falou pra mim falar com marcelo para nao mandar ele embora fiquei com do do coitado mostrou a outra face da humilhação que passou.tem outras que recebi ate por danos depois a gente tc mais asuntos abraçosssss

    ResponderExcluir
  2. Edmilson, é a coisa mais comum que vejo por ai, do atendente julgar o potencial de compra do cliente, pelo que ele está usando. #vergonha

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. adoro quando me tratam mal......Ponho abaixo a loja todinhaaaaa. Escolho uma coisinha. Chego no caixa, mostro meu gold card e desisto da compra.....Ai que gostoso.. Tóóóóómeeeeeeee trouxa e eterna vendedorinha de loja sem perspectiva.

    ResponderExcluir
  4. Lex, depois te falo no msn. Ai vc avisa a San nutricionista, e quem mais vc conhecer q use branco em hospital etc..

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu ja passei por isto também, muitas vezes, em chegar em boutique, lojas de nome e akelas atendente que eu acho que elas dá pro patrão, olhar de cima em baixo e falar , não, nós não temos esse tipo de roupa... e a porra da roupa la na prateleira, que ódio delas, mas um dia nós aprontamos uma.. eu e um amigo, em uma determinada loja, " Zoomp " eu tinha visto uma calça muito linda na vitrine a noite voltando da escola, e comentei com meu amigo, que calça linda, o modelo que eu queria, e ele me falou que conhecia o dono da loja, ele fazia faculdade com ele, ele falou, vai e diz que me conhece que ele vai te dar desconto... e no outro dia, eu fui lá, só que não kis , falar que conhecia o amigo do dono, e qdo ja cheguei e perguntei da calça , ela me falou que numero era a calça, eu falei , de cara ela falou não temos mais esse numero, e a proxima remessa, vai demorar, e eu educada ainda falei pra ela se ela podia me avisar qdo chegasse, ela falou deixa o numero que ligamos, mas com o maior pouco causo, e eu deixei e fui embora, triste..
    e a noite comentou com meu amigo, da calça, ela falou ué, estranho, fulano me falou que chegou toda numeração, até ofereceu pra minha irmã... e ele falou vamos lá amanhã, e fomos, chegamos la, a mesma moça, qdo me viu, ja foi falando, nossa, nem sei qdo vai vim seu numero, daquele modelo, e meu amigo, perguntou , kd o sicrano, ele esta ai ? , ela falou ... não, ele esta no banco, porque posso ajudar ?, ele falou não, e pegou o celular e ligou pra ele, ele estava no escritório dele dentro da loja kkkkkkkkk, e veio nos atender, a menina não sabia aonde enfiava a cara, ai eu comprei a minha calça linda maravilhosa e a guria foi mandanda embora kkkkkkkkk, qdo a gente se trombava nas baladas, acha que ele queria me matar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, se fudeu... ja era mano....

    Mas uma pergunta que não cala, porque todas as atendentes de lojas chiques elas se acham ?

    ResponderExcluir
  6. kkk Zelia, julgar as pessoas pela aparencia não acontece so com vc.

    Elas se sentem as donas na loja, qdo no fundo, não poderiam nem pagar por um produto do lugar que trabalham (a peça as vezes custa o salario delas)

    mediocres

    ResponderExcluir
  7. Renato Martinelli Casagrande26 de maio de 2011 às 19:10

    Ludmila, em qual loja vc foi mal atendida? Quero saber para eu não perder meu tempo entrando lá. É aquela história, de que falamos bem sobre a loja, produto, serviço ou pessoa para 3 pessoas que conhecemos, e para 11 conhecidos ou mais que vamos falamos mal sobre o que não gostamos, sendo que através deste blog, ninguém pode sabe quantas pessoas vão ler. No meu perfil no facebook tem o caso de uma cliente da Peugeot.

    ResponderExcluir
  8. é verdade Renato. A maldita arrogancia do ser humano, de achar q as pessoas so valem alguma coisa se elas tem alguma coisa para dar em troca.

    diretamente tenho os meus contatos.mas esas pessoas podem enviar por email a postagem, postar nos murais das redes dela etc.

    Vamos ser cordiais.

    ResponderExcluir
  9. aah tem muito vendedor que se acha por trabalhar em butiques, quando na verdade são tão vendedores quanto aqueles que trabalham numa lojinha de feira.
    o bom atendimento é uma peça chave para uma clientela fiel.

    ResponderExcluir
  10. "FLOR DO PÉ disse...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. adoro quando me tratam mal......Ponho abaixo a loja todinhaaaaa"

    Huahauhaua eu falo educadamente até onde da, quando não dá mais eu esculacho mesmo!

    ;D

    ResponderExcluir
  11. Lud..... passei na frente da loja hoje lembrei de vc....
    eu nao sei o que esse povo tem na cabeça, eles agem como se nao fossem precisar do cliente.....

    SEM CLIENTE NAO TEM LOJA.... eles tem problemas... trate o seu próximo como vc gostaria de ser tratado né...

    Beijosss !!! Te a próxima (Jéh_Pasco)

    ResponderExcluir
  12. Jessica, a pessoa já é afamada pelo pouco q vi. Sabe a Regina? disse q foi mal atendida assim tbem.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!